Quanto vale um Bitcoin? O que é uma criptomoeda? Qual é o preço do bitcoin em Real moeda do Brasil? Se você estiver interessado em saber mais detalhes sobre o que é uma criptomoeda, por que é tão popular, qual é sua história, seu futuro e muitas outras perguntas, saberá tudo isso no nosso blog.

Além disso, você poderá saber os valores e preços atualizados e convertidos praticados em reais brasileiros, bem como e onde poderá adquiri-los e administrá-los.

O que é uma criptomoeda?

Bitcoin Hoje - Valor e Cotação

Bitcoin é o nome dado ao novo paradigma de um meio em moeda no formato digital que é usado para troca.

Esta é uma definição muito ampla, pois sua aplicação apresenta um campo imenso, não apenas como uma nova moeda virtual.

O Bitcoin é basicamente uma moeda digital que pode ser negociada e enviada por meio da Internet.

Existem vários tipos de criptomoedas, como bitcoin, e todos eles basicamente derivam dele, com algumas diferenças, é claro.

Possui regras tanto para a criação (que seria a emissão de moeda digital) que é um número fixo finito (nestes poderíamos dizer que é comparável ao ouro hoje) quanto apresenta um novo sistema que mantém o histórico de transferências ou posse de a moeda chamada em inglês blockchain.

O que exatamente é bitcoin?

Bitcoin foi a primeira moeda virtual criada sob a influência do sistema de criptomoeda e hoje é a mais popular por ter a maior participação de mercado.

É uma forma de dinheiro digital e não é uma moeda física que você possa pegar nas mãos. Não é reconhecido pela maioria das lojas e marketplaces existentes, também não é emitido ou endossado por governos nacionais.

Em essência, o bitcoin e outras moedas digitais concorrentes são suítes de protocolos de software para gerar tokens digitais e rastrear transações de uma forma que torna difícil a falsificação ou reutilização de tokens.

Um bitcoin só tem valor na medida em que seus usuários concordam com ele.

De onde veio o sistema bitcoin?

O software original foi apresentado em um white paper em 2008 por uma pessoa ou grupo de pessoas usando o pseudônimo Satoshi Nakamoto, cuja identificação permanece desconhecida, apesar de vários esforços para atribuir ou reivindicar crédito.

A ideia-chave por trás do bitcoin foi o blockchain (um livro online visível publicamente, em grande parte anônimo), que registra as transações de bitcoin.

E qual é o seu preço do Bitcoin agora em reais brasileiros?

O preço atual de uma unidade de itcoin é de:

Vantagens e desvantagens das moedas

Vantagem Desvantagem
  • Eles são transferidos de pessoa para pessoa, sem bancos
  • Comissões muito baixas
  • Pode ser usado em qualquer país
  • A transferência é muito rápida
  • Identidade protegida
  • Sua conta não pode ser congelada sem limites de transferência.
  • As transferências são irreversíveis
  • É uma moeda muito volátil
  • Você ainda tem uma baixa aceitação para receber pagamentos
  • A transferência é muito rápida
  • Identidade protegida
  • Sua conta não pode ser congelada sem limites de transferência

Variação do preço do Bitcoin


Ao contrário das ações, os mercados de bitcoin nunca fecham.

O Bitcoin é negociado 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano em dezenas de pares de moedas por meio de bolsas em todo o mundo.

Em todo o mundo, as pessoas criam ordens de compra e venda com base em suas avaliações individuais de bitcoins, levando à descoberta de preços globais em tempo real.

Embora o histórico de preços do criptomoedas não sejam isentas de bolhas significativas, a volatilidade geralmente tem sido negativa.

Como funcionam o Bitcoin, as transferências e o conceito de banco?

Como funcionam o Bitcoin, as transferências e o conceito de banco?

Pense no que acontecerá se você fizer uma transferência online usando um banco.

Ele verifica se você tem os fundos, subtrai essa quantia de um ponto em um banco de dados gigante que mantém de contas e saldos, e credita em outro.

Você pode ver o resultado se entrar em sua conta, mas a transação está sob o controle do banco. Você está contando com o banco para receber a quantia correta de dinheiro, e o banco também está garantindo que você não possa gastar esse dinheiro novamente.

O blockchain é um banco de dados que executa essas funções de rastreamento, mas sem o banco ou qualquer outra autoridade central.

Quem desempenha a função de banco para bitcoin?

Isso é feito por consenso em uma rede descentralizada.

As transações de bitcoin podem ser feitas por meio de sites que oferecem “carteiras” eletrônicas que fazem o upload dos dados para a rede. As novas transações são agrupadas em um lote e transmitidas à rede para verificação pelos chamados mineradores de bitcoin.

Quem pode se tornar minerador de Bitcoin?

Qualquer pessoa pode fazer a mineração de Bitcoin, desde que tenha computadores realmente rápidos, muito poder de processamento e vontade de resolver algoritmos de criptografia.

Os dados da transação em cada lote são criptografados usando uma fórmula que só pode ser desbloqueada por tentativa e erro de adivinhação em grande escala.

Os mineradores colocam o poder da computação para funcionar em grande escala enquanto competem para ser os primeiros a resolvê-lo.

Se a resposta de um minerador for verificada por outros, os dados são adicionados a uma cadeia de blocos de dados vinculados e o mineiro é recompensado com um bitcoin recém-emitido.

As criptomoedas são uma grande bolha?

Possivelmente. Algumas pessoas, notadamente JPMorgan Chase & Co. Jamie Dimon, chamam o bitcoin de “fraude do século“, mas seu próprio banco está considerando oferecer futuros de bitcoin a seus clientes.

O gerente do fundo, Mike Novogratz, chama a criptografia de “a maior bolha de nossas vidas” e, no entanto, está começando um fundo de US$ 500 milhões para investir na criptomoeda.

Dependendo de com quem você fala, o valor do bitcoin pode dobrar novamente ou cair para zero.

Como o sistema evita trapacear?

Como cada bloco contém dados vinculados aos blocos anteriores, uma tentativa de gastar o mesmo bitcoin duas vezes significaria verificar muitos links na cadeia.

Além disso, conforme os mineradores de criptomoedas competem, eles verificam o trabalho uns dos outros a cada passo do caminho.